Mensagem da Presidente | Mensagem da Diretoria Científica | Departamentos e Comissões | Comissão Organizadora
Comissão de Avaliação de Trabalhos | Comissão de Avaliação do Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2010
Prêmio Excelência em Fonoaudiologia Menção Honrosa em 2010 | Expositores | Programação
Anais

É com enorme satisfação que anunciamos o 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia da SBFa. Esse congresso, alinhado com as expectativas dos fonoaudiólogos da atualidade, elegeu o tema EXERCÍCIO PROFISSIONAL: BASES TEÓRICAS, AVANÇO E REALIDADE NACIONAL, que tem como objetivo aproximar a academia e a prática profissional.

O formato desse evento é inovador, pela pluralidade de opções oferecidas ao participante, em variados formatos e pela preocupação em atender expectativas de estudantes e profissionais experimentados.

As conferências trazem temas de interesse essencial, como qualidade de vida, saúde do trabalhador, empreendedorismo, produção de artigos científicos e atualidades em neuroplasticidade e sua implicação para a prática clínica. Os simpósios interdepartamentais constituem importante eixo representativo da interdisciplinaridade que caracteriza nossa profissão. Neles, temas relevantes foram examinados sob a visão integrada de diferentes perspectivas propostas pelos departamentos de linguagem, voz, audição, motricidade oral e saúde coletiva e comissão de ensino. As mesas-redondas e grupos de trabalho debatem temas fundamentais, centrados em cada uma dessas áreas e evidenciam a relação dinâmica entre a formação profissional, pesquisa e a prática fonoaudiológica em encontros com conselho e sindicatos. As sessões de atualização dirigem-se ao exame de novos conhecimentos que evidenciam os resultados da prática profissional. Sessões de capacitação técnica contemplam a capacitação em protocolos, instrumentos e aparelhos específicos. Os cursos instrucionais e oficinas vivenciais sugeridos pelos associados e votados pelo portal constituem espaço aberto para ampla discussão de práticas e experiências profissionais. As sessões de temas livres comentados por doutores jovens e seniores da especialidade assim como a sessão de pôsteres no Café com Ciência propiciam espaço descontraído e flexível de discussão. Os trabalhos concorrentes ao Prêmio de Excelência e Menção Honrosa ficarão em evidência, com apresentação em painel eletrônico, durante o evento e discussão em sessão na qual os vencedores apresentam e discutem os resultados e conclusões dos estudos. O prêmio Mérito em Fonoaudiologia destacará o profissional de reconhecida atividade profissional e cuja biografia inspirará as futuras gerações. Nas entrevistas estabelece-se o diálogo aberto, com profissionais, referências na construção de carreiras consolidadas e com os jovens fonoaudiólogos do futuro.

Você pratica a Fonoaudiologia com base em fundamentos científicos? Você sabe trabalhar em equipe? Você acha que suas abordagens terapêuticas estão alinhadas com os valores atuais da sociedade? Você usa ciência e tecnologia como base do seu trabalho? Você respeita as características e peculiaridades de seus pacientes?

A Diretoria Científica espera que o XVIII Congresso possa contribuir para a avaliação crítica desses e de outros aspectos do exercício profissional, deseja que todos os participantes se enriqueçam e contribuam nessas discussões e que reflitam sobre o que significa ser fonoaudiólogo neste momento, no Brasil.

Letícia Mansur e Jacy Perissinoto
Diretoria Científica